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FUNÇÕES DO PRODUTO:

Normalmente toda composição de trens ferroviário é composta de MAIS DE UMA LOCOMOTIVA, que são acopladas fisicamente , pneumaticamente e ELETRICAMENTE . entre si para tracionar vagões visando transporte de cargas.

Este equipamento (SAI) aumenta consideravelmente as funções de operação do maquinista no acoplamento elétrico entre as Locomotivas. Usando fios reservas que existem em todas Locomotivas DÍESEL ELETRICA na tomada de Jumper, que é a responsável por transmitir sinais elétricos entre as Locomotivas, o maquinista poderá com este equipamento executar as seguintes funções , que não era permitida antes:

ACELERAR A LOCOMOTIVA LIDER E AS COMANDADAS INDEPENDENTEMENTES

A Locomotiva é composta de um acelerador manual onde o maquinista ao dar pontos de aceleração, que vai de um a oito, acelera sempre todas elas no mesmo ponto, isto ocasiona em vários casos consumo desnecessário de combustível. O SAI permite acelerar a Locomotiva Líder em pontos diferentes das demais Locomotivas, usando um comando do SAI.

COLOCAR O MOTOR DÍESEL EM VAZIO DAS LOCOMOTIVAS COMANDADAS (Motor diesel sem carga)

Para executar esta operação o maquinista tinha que se deslocar da 1º Locomotiva (Líder) e ir até a Locomotiva onde se desejava executar esta função. Com o SAI o maquinista executa esta função sem sair da 1º Locomotiva, apenas acionando uma tecla localizada no painel de comando padrão após definir qual a Locomotiva a ser colocada nestas condições.

DESLIGAR O MOTOR DÍESEL DAS LOCOMOTÍVAS COMANDADAS:

Para executar esta função, a operação é idêntica á descrita acima só que utilizando uma outra tecla no comando padrão. Este desligamento é feito com proteção automática para que o motor não seja desligado com temperatura alta, que poderia ser prejudicial ao motor.

OBJETIVOS DO EQUIPAMENTO

Este equipamento dá os seguintes resultados:

ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL:

O ideal de funcionamento na composição de um trem em tração múltipla (mais de uma locomotiva) é sempre usar o MENOR número de Locomotivas no MAIOR ponto de aceleração possível . Por exemplo: ao invés de usarmos DUAS locomotivas no quarto ponto de aceleração, devemos usar UMA Locomotiva no 6º ponto , que dará maior esforço de tração com menor consumo de combustível , enquanto isso a outra fica sem carga ou desligada .

MENOR POLUIÇÃO SONORA:

Usando o exemplo acima , UMA Locomotiva acelerada no 6º ponto emite menos ruído que DUAS Locomotivas aceleradas no 4º ponto .

MENOS EMISSÃO DE GÁS CARBONO NA ATMOSFERA

Usando o mesmo exemplo acima, UMA Locomotiva acelerada no 6º ponto, emite menos gás carbono que DUAS Locomotivas aceleradas no 4º ponto de aceleração.

MAIOR SEGURANÇA PARA O MAQUINISTA

Como descrito acima para o maquinista executar várias funções que o SAI permite executar sem sair da 1º locomotiva, era necessário o deslocamento pela plataforma com chuva, á noite e outros problemas que poderiam gerar acidentes.

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