Desotec


DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO

O Sistema Homem Morto é um dispositivo de segurança que assegura que o maquinista está ativo para a condução do trem.

Esse equipamento dispõe de dois sistemas completos instalados em uma mesma caixa. Um HM fica ligado e atuando e outro, de igual configuração, fica totalmente desligado (todos os fios desligados pela chave). Ao apresentar defeito no 1°, o maquinista vira uma chave que aciona o 2° HM com isso acende uma lâmpada indicando que o equipamento está funcionado com a unidade reserva.

O HM é um equipamento microcontrolado onde o seu firmware poderá ser alterado e reprogramado nos equipamentos a pedido de V.Sas., quanto a modo e tempos de operação, para quaisquer valores de acordo com vossas necessidades.

LOGICA DE FUNCIONAMENTO

A - Ao ser ligado o HM, inicia a contagem de 45 segundos. Ao término deste tempo, o sonoalert e a lâmpada se acionarão e permanecerão ligados até que sejam acionado o pedal ou o botão. Se não houver o acionamento no período de 10 segundos, será acionado um rele com contatos NF de 10 amperes, que aplicará a penalidade na bobina FA4. O rele dispõe também de um contato NA.

B - Se o maquinista ficar acionado direto o pedal ou botão, haverá atuação do HM igualmente nos mesmos tempos.

C - O HM poderá ser inibido ao receber um sinal de 72 Volts, que poderá ser do freio, independente aplicado ou locomotiva comandada. Se forem usar os dois sinais para inibição, deverão ser usados dois diodos. Poderão ser fornecidos interruptores de ar (com contatos livres de terra) Poderão ser utilizados pedais em paralelo com botão, sendo que HM atuará, sendo acionado um ou outro.

(21) 3866-7979
desotec@desotec.com.br
Copyright 2001-2015